Resiliência
- Bene Siegl
- 26 de out. de 2018
- 1 min de leitura

A Resiliência é também uma competência muitas vezes escolhida pelos Coachees. Como qualquer outra competência, a Resiliência tem significados diferentes para cada pessoa. Cabe ao Coach, em cada processo específico de Coaching, buscar o sentido da Resiliência para aquele Coachee.
O conceito de resiliência permeia várias áreas da atividade humana: física, administração, psicologia, ecologia, etc. , mas guarda similaridades entre todas elas.
A resiliência em física, refere-se à propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
Na área administrativa, a resiliência retrata a capacidade de adaptação e gestão das mudanças organizacionais.
Na psicologia, muitas vezes é entendida como a capacidade de lidar com problemas, enfrentar obstáculos sem ceder a pressões.
A resiliência é, em termos gerais, é a capacidade de voltar ao estado normal, depois de passar por situações críticas ou extremas.
Quando falamos, em termos de processo de Coaching, muitos Coacchees optam por desenvolver a Resiliência, entendendo como tal a capacidade de se adaptar facilmente a situações conflitantes. Quando questionamos: o que é “facilmente” para ele (Coachee)? Recebemos como resposta que esta facilidade está relacionada à rapidez com que esta adaptação ocorre, com a não contaminação pela situação conflitante, de outras áreas da sua vida, e, com a capacidade de atuar na superação deste conflito.
Isto, nos leva a ponderar sobre três aspectos básicos:
a) Como posso responder a esta situação de conflito/ adversidade? O que posso fazer, para pelo menos minimizar esta situação?
b) Quanto tempo este incomodo/ conflito irá me perturbar?
c) O que devo fazer para que este problema não afete outras áreas da minha vida?
留言