COMUNICAÇÃO
- Bene Siegl
- 6 de fev. de 2020
- 2 min de leitura

A comunicação é essencial para qualquer pessoa.
Desde a pré-história o homem buscou desenvolver a comunicação para interagir com o ambiente, com outros seres humanos, como forma de poder suprir as suas necessidades mais imediatas. A evolução da comunicação acabou por concorrer para o desenvolvimento da linguagem, primeiro falada e depois escrita.
A criança, desde os seus primeiros momentos de vida, utiliza o choro, o resmungo, o riso, como forma de se comunicar, e, desta forma também suprir suas carências. Visando se comunicar melhor, acaba por aprender e dominar a linguagem falada.
Como vemos a busca de uma melhor comunicação, sempre leva ao desenvolvimento do ser humano.
Não é de se surpreender que a comunicação apareça constantemente, entre as competências escolhidas pelos coachees, como instrumento no seu desenvolvimento profissional.
A competência “comunicação”, no âmbito do desenvolvimento profissional, considera a comunicação interpessoal no ambiente corporativo, devendo estar, pois, alinhada com a comunicação organizacional.
Essa comunicação interpessoal se dá das mais variadas formas, no ambiente corporativo: a comunicação escrita, a comunicação verbal, e, até mesmo, a comunicação não-verbal.
Podemos dizer, de qualquer forma, que a plena realização profissional tem como pré-requisito, o desenvolvimento da comunicação.
Cada pessoa, estabelece um plano de ação específico para desenvolvimento desta competência, variando de acordo com as metas pessoais mais importantes a serem atingidas, com o desenvolvimento da comunicação.
Aqui, vamos tentar destacar as atividades mais comuns constantes nos planos de ação de diversos coachees:
a) Avaliar o(s) interlocutor(es);
b) Avaliar o tema ou assunto;
c) Estabelecer relação de simpatia e bom humor com o(s) interlocutor(es);
d) Buscar conseguir simpatias, adesões, parcerias;
e) Manter a positividade (ou em outras palavras, visualizar a situação de sucesso);
f) Controlar ansiedade;
g) Preparar-se para ser um bom ouvinte;
h) Preparar-se antecipadamente para situações de exposição (pauta, material de apoio);
i) Avaliar, posteriormente, os resultados do próprio processo de comunicação, visando corrigir eventuais deslizes ou adotar medidas preventivas em futuros processos de comunicação.
A comunicação é essencial para o melhor desenvolvimento profissional e pessoal, sendo uma das principais competências identificadas pelos coachees, como objeto do processo de Coaching.
Quando você se submeter ao processo de Coaching, nós analisaremos qual a meta de competência ser desenvolvida, que mais colaborará para o seu desenvolvimento, e, com certeza,
a Comunicação será avaliada.
Comments